back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEspeciaisApós 4 anos de dedicação, Seu Maneca se despede da APAE de Tijucas

Após 4 anos de dedicação, Seu Maneca se despede da APAE de Tijucas

Manoel Amadeu Moiseis: o homem que transformou a APAE de Tijucas
Compartilhar:
Lorran Barentin / Jornal Razão

Manoel Amadeu Moiseis, conhecido como Maneca da Manecar Veículos, é um nome que ficará para sempre marcado na história da APAE de Tijucas. Após anos de intensa dedicação e trabalho incansável, Seu Maneca anuncia seu afastamento temporário, deixando um legado de transformação e melhoria para a instituição. Nesta reportagem especial, prestamos homenagem a este grande homem e suas conquistas em prol das pessoas com deficiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Seu Maneca, que nasceu em Paulo Lopes e se mudou para Tijucas em 1975, ingressou na APAE em 2015 após um gesto de solidariedade: a doação de um carro para a instituição. A partir de então, sua vida se entrelaçou à história da APAE de Tijucas, onde assumiu a vice-presidência em 2017 e, em 2019, a presidência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

“A APAE não veio por acaso. É provação, chamado de Deus. Eu morava perto da APAE há 30 anos e nunca me preocupei em visitar a instituição. Em 2015 fiz um projeto onde abri um grupo de consórcio e doamos um Onix para a APAE de Tijucas. Certo dia eu estava num evento e fui convidado para assumir a vice-presidência. Acabei aceitando”, relembra.

Durante sua gestão, a APAE de Tijucas passou por uma série de transformações e investimentos, fruto da dedicação e comprometimento de Seu Maneca. Entre as realizações, destacam-se:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A construção de um buffet novo, auditório e modernização da parte elétrica, a reativação da hidroterapia batizada de Ivone Gevaerdi em homenagem a doadora da piscina térmica, a expansão do prédio e revitalização da fachada, proporcionando uma nova identidade à instituição, o aumento do número de alunos atendidos, passando de 105 para 238, a implantação do Centro de Equoterapia Marco Aurélio Sedrez, que hoje atende 32 alunos semanalmente, a criação de uma horta e viveiro de peixes e a montagem de uma academia adaptada.

“APAE está organizada. Quando entrei era 105 alunos e hoje está com 238. É uma benção. Um atendimento de primeira categoria, com grandes profissionais que temos hoje na APAE de Tijucas. Tenho certeza absoluta que valeu a pena”, comemora.

Apesar de seu afastamento temporário, Seu Maneca continuará presente na vida da APAE de Tijucas, oferecendo apoio e conselhos à vice-presidente Carmen. Ele deixa um rastro de amor, comprometimento e dedicação em prol das pessoas com deficiência, que passaram a ter um atendimento de primeira categoria na instituição.

“Era um sonho a gente atender os alunos com um trabalho de equoterapia, onde doei um cavalo, o Xiru, para esta instituição e hoje estamos atendendo todas as segundas e terças, 16 alunos na segunda-feira e 16 alunos na terça-feira. Era o que eu queria, realizar esse sonho”, explica Seu Maneca.

A APAE de Tijucas jamais será a mesma após a passagem de Manoel Amadeu Moiseis. A história de Seu Maneca e seu impacto na instituição ficarão eternizados como um exemplo de amor ao próximo e dedicação às causas sociais. A cidade de Tijucas e a APAE têm muito a agradecer a este grande homem que, com humildade e persistência, mudou a vida de tantas pessoas.

“Não vou desistir da APAE. Hoje a APAE faz parte da minha vida e amo todos os funcionários e todos os prestadores de serviços, amo todos os alunos de coração. O meu afastamento é temporário e verdadeiro e eu preciso viver um novo ciclo na minha vida e dar um pouquinho desse tempo pra mim e tenho a certeza de que estou fazendo a coisa certa porque Deus está no comando”, promete.

Resta, ainda, um dos grandes projetos de Seu Maneca após pegar a APAE em 2019: uma obra de 420 m², que ainda não foi inaugurada.

“As emendas parlamentares ainda não foram repassadas, o que impediu a continuação da obra, mas apenas com os recursos da APAE conseguimos climatizar as 11 novas salas. Todas já estão sendo usadas no atendimento com estimulação para as crianças e adolescentes da APAE de Tijucas”, explica.

Nesta última semana, a APAE de Tijucas também ganhou mais um carro 0km, viabilizado através de iniciativa do Seu Maneca através da Manecar Veículos e Fiat Trevisul, por intermédio do Grupo de Consórcio Parceiros do Bem, com o apoio dos empresários da região.

O Deputado Estadual Emerson Stein esteve na APAE de Tijucas na última semana em reconhecimento a dedicação do Seu Maneca: “um grande trabalho voluntário e social feito durante todos estes anos. É com enorme satisfação que aprovamos uma moção de aplauso na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Muito orgulho de ter o senhor todos estes anos à frente deste trabalho”, afirmou Emerson.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Idosa realiza desejo de comer coxinha após mais de 2 meses na UTI

Os profissionais do Hospital Bethesda, em Joinville, atenderam ao desejo de uma paciente que estava na UTI há mais de 70 dias. Maria Reinehr, de 82 anos, expressou o desejo de saborear uma coxinha de frango.

Superação e conquista: Enfermeiro se forma em medicina na UFSC

Aos 41 anos, Jean Murilo Patricio da Assunção tem muito a comemorar. Filho de uma trabalhadora doméstica e de um trabalhador da construção civil, Jean celebra a conquista de seu segundo diploma e um marco histórico: ele é parte da primeira turma formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, no sul do estado.

Menino de 2 anos supera o medo e conhece policiais em SC

Na manhã ensolarada desta sexta-feira, dia 19, a Polícia Militar de Lindóia do Sul teve um encontro marcante com um pequeno visitante. Noah, um garotinho de apenas 2 anos, acompanhado por sua família, decidiu conhecer de perto o trabalho dos policiais militares, uma experiência que prometia transformar uma visão temerosa em algo muito mais acolhedor.

Heróis Catarinenses que Salvaram Vidas nas Enchentes do RS são Homenageados na ALESC

Operação Asas Solidárias, a maior ação humanitária civil do Brasil, tem destaque na Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela sua atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul e em São João Batista. O empresário Rafael Luís Carrard é celebrado por sua coragem.