back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEducaçãoURGENTE: Justiça suspende maior concurso público da educação de SC e motivo surpreende

URGENTE: Justiça suspende maior concurso público da educação de SC e motivo surpreende

A Justiça de Santa Catarina ordenou a suspensão imediata do concurso público da educação, após uma solicitação da Defensoria Pública do Estado. A decisão visa assegurar que 20% das vagas sejam reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A determinação deve ser cumprida dentro de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Compartilhar:
Divulgação

A Justiça de Santa Catarina ordenou a suspensão imediata do concurso público da educação, após uma solicitação da Defensoria Pública do Estado. A decisão visa assegurar que 20% das vagas sejam reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A determinação deve ser cumprida dentro de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A ordem judicial, emitida pela 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, afeta tanto os editais vigentes quanto futuros concursos para cargos no serviço público estadual. Os Editais n. 1739/SED/2024 e n. 1740/SED/2024, especificamente relacionados ao processo seletivo para professores, estão incluídos na suspensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A ação foi movida pela Defensoria Pública, através do Núcleo Especializado de Cidadania, Igualdade, Diversidade, Direitos Humanos e Coletivos (NUCIDH), que argumentou que as medidas existentes para promover a igualdade racial no serviço público estadual são insuficientes. Desde 2023, o órgão tem solicitado informações sobre a implementação de cotas raciais nos concursos públicos para corrigir desigualdades raciais e promover igualdade de oportunidades.

“A administração pública estadual não tem garantido a reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas nos concursos públicos. O processo seletivo atual para o Magistério, por exemplo, pretende selecionar 10 mil profissionais sem previsão de cotas raciais”, disse Ana Paula Berlatto Fão Fischer, coordenadora do NUCIDH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

De acordo com dados do IBGE de 2022, a população de Santa Catarina inclui 19,2% de pessoas pardas (1.462.988), 4,1% de pessoas pretas (309.908), 0,3% de indígenas (19.294) e 4.449 quilombolas. A Defensoria Pública enfatiza a importância das ações afirmativas para refletir essa diversidade nos cargos públicos estaduais.

Com a decisão, as inscrições para os cargos efetivos na carreira do Magistério Público Estadual devem ser suspensas até que os editais sejam retificados para incluir as cotas raciais. Essa suspensão é uma medida essencial para assegurar justiça e equidade no acesso aos cargos públicos em Santa Catarina. Com informações SCC10.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Mais de 530 mil alunos retornam às aulas na Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina

Secretaria de Estado da Educação promove formações descentralizadas durante a Semana Pedagógica e aborda uso de IA no ensino

A Importância da Saúde Mental na Vida Universitária

A vida universitária, muitas vezes glamorizada como um período de descobertas intelectuais e crescimento pessoal, também apresenta desafios significativos para a saúde mental dos estudantes. Este tema, muitas vezes negligenciado, merece uma reflexão profunda e ação imediata por parte das instituições educacionais e da sociedade em geral.

Catarinense conquista medalha na Olimpíada Internacional de Matemática

Jovens estudantes ganham ouro, prata e bronze na IMO em Bath, Inglaterra

Inscrições abertas! Até 10 mil vagas no maior concurso da educação catarinense

Oportunidade única: vagas para professores e profissionais da educação em Santa Catarina