back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEducaçãoUFSC abre primeiro concurso de professor exclusivo para candidatos indígenas

UFSC abre primeiro concurso de professor exclusivo para candidatos indígenas

O edital completo está disponível no site. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de novembro.
Compartilhar:
Ilustrativa

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre concurso público para candidatos exclusivamente indígenas. O processo seletivo será para uma vaga de professor ou professora para atuar no Departamento de Antropologia, Campus de Florianópolis. O edital completo está disponível no site. As inscrições estarão abertas entre 31 de outubro e 30 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da UFSC, este será o primeiro concurso destinado a pessoas indígenas no magistério superior da instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

“Todo o Colegiado de Antropologia entende como muito importante a contratação de docente indígena como um passo importante à descolonização, não só da disciplina de Antropologia mas também dos processos de transmissão de conhecimento de toda a Universidade. Trata-se de mais uma ação significativa no reconhecimento do protagonismo nos processos de formacão,” salienta o professor Scott Correll Head, chefe do Departamento.

A vaga destinada ao concurso foi do professor Oscar Calavia Saéz, docente do Departamento de Antropologia durante mais de 20 anos, atualmente professor na Universidad Complutense de Madrid.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Processo

A realização de um concurso público específico para docentes indígenas é pleito dos Departamentos de Antropologia e História desde abril de 2022. Naquele momento fez-se consulta à Prodegesp, que então verificou a possibilidade junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Procuradoria Federal junto à UFSC. A proposta se viabilizou por meio da Portaria Normativa Nº 477/2023, publicada em maio deste ano.

A Portaria foi elaborada em conjunto, por representantes dos Departamentos de Antropologia, de História, da Coordenadoria do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, bem como das pró-reitorias de Graduação e Educação Básica (Prograd) e de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e da Prodegesp, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP).

São muitas as normativas internas e leis federais que respaldam a criação de concursos e processos seletivos para candidatos indígenas. No ofício em que solicita a apreciação da minuta de Portaria, os departamentos de Antropologia, História e a Coordenadoria do curso de Licenciatura Indígena argumentam que o pedido de criação do concurso específico “tem origem no pioneirismo e no histórico compromisso da UFSC em promover Ações Afirmativas aos povos originários, bem como o empenho da instituição em reafirmar a importância da continuidade e aperfeiçoamento desses mecanismos de inclusão”.

O ofício cita, inclusive, a Resolução Normativa Nº 175/2022/CUn, criada há cerca de um ano, que dispõe sobre a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional. Essa Normativa deixa explícito que a Resolução visa “garantir o cumprimento da reserva e a ocupação das vagas por candidatos negros, quilombolas e indígenas em concursos públicos e processos seletivos simplificados para servidores docentes e técnico-administrativos em educação.”

Mudanças graduais

À medida que professores e técnicos administrativos são aposentados, a Universidade terá a possibilidade de seguir promovendo a diversidade em todos os seus espaços. A professora Miriam Pillar Grossi, aposentada em agosto deste ano, ressalta que outras universidades federais, como a de Brasília (UnB), a da Bahia (UFBA), a de Goiás (UFG) e a do Oeste do Pará (Ufopa) já realizaram concursos para professores indígenas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Mais de 530 mil alunos retornam às aulas na Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina

Secretaria de Estado da Educação promove formações descentralizadas durante a Semana Pedagógica e aborda uso de IA no ensino

URGENTE: Justiça suspende maior concurso público da educação de SC e motivo surpreende

A Justiça de Santa Catarina ordenou a suspensão imediata do concurso público da educação, após uma solicitação da Defensoria Pública do Estado. A decisão visa assegurar que 20% das vagas sejam reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A determinação deve ser cumprida dentro de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A Importância da Saúde Mental na Vida Universitária

A vida universitária, muitas vezes glamorizada como um período de descobertas intelectuais e crescimento pessoal, também apresenta desafios significativos para a saúde mental dos estudantes. Este tema, muitas vezes negligenciado, merece uma reflexão profunda e ação imediata por parte das instituições educacionais e da sociedade em geral.

Catarinense conquista medalha na Olimpíada Internacional de Matemática

Jovens estudantes ganham ouro, prata e bronze na IMO em Bath, Inglaterra