back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEducaçãoEstudantes de Itapema denunciam falta de vagas em ônibus universitários

Estudantes de Itapema denunciam falta de vagas em ônibus universitários

Sobre o assunto, a prefeitura da cidade enfatizou que não tem obrigatoriedade alguma com o ensino superior
Compartilhar:
Imagem ilustrativa

Com mais de 60 mil habitantes, segundo dados do IBG em 2020, apenas 600 vagas de transporte universitário foram disponibilizadas para moradores de Itapema. A situação está revoltando os estudantes, que necessitam do auxílio, pois não têm condições de se dirigir às faculdades, que ficam em outros municípios, como Itajaí e Balneário Comburiú, de outra forma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A quantidade, que é considerada pouca pelos universitários, é distribuída entre os turnos matutino, vespertino e noturno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O problema não é de hoje. Há anos que o número disponibilizado não é compatível à quantidade de moradores da cidade. Entretanto, com regras sanitárias mais brandas e cursos voltando para o sistema presencial, o fluxo de alunos que precisam do transporte aumentou.

Em denúncia sobre o caso, alunos pontuam que a prefeitura não pensou na grande demanda que estaria por vir. Só no primeiro levantamento feito por eles, cerca de 20 estudantes, que não têm condições de ir às universidades de outra forma, estão sem vaga. Disseram, ainda, que o número abrange apenas aqueles que participam de um grupo de mensagens, mas que, com certeza, existem mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Pelo visto não se preparou quanto a demanda. Semana que vem começam as aulas presenciais e muitos alunos estão sendo informados de que estão sem vagas. Para quem depende 100% do ônibus, a situação é bem complicada”, desabafou um estudante que ficou sem o transporte.

Vale pontuar que as aulas voltam na próxima segunda-feira (1º) e muitos alunos sabem, ao menos, como vão fazer para frequentar as aulas.

Questionada sobre a situação, a prefeitura informou que não é uma obrigação legal estabelecer mais ônibus para estudantes de ensino superior. “A lei é clara quanto as vagas e a distribuição delas nos períodos”, disse a assessoria.

Foi perguntada a perspectiva sobre uma possível nova atualização da lei, que disponibiliza apenas 600 vagas. Em resposta, a prefeitura enfatizou que, a princípio, não. “Cabe ao município garantir a educação infantil (1º ao 9º ano), Ensino Médio ou Técnico. Não temos obrigatoriedade com relação ao ensino superior (…)”, concluiu.

Confira a lei aqui.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Mais de 530 mil alunos retornam às aulas na Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina

Secretaria de Estado da Educação promove formações descentralizadas durante a Semana Pedagógica e aborda uso de IA no ensino

URGENTE: Justiça suspende maior concurso público da educação de SC e motivo surpreende

A Justiça de Santa Catarina ordenou a suspensão imediata do concurso público da educação, após uma solicitação da Defensoria Pública do Estado. A decisão visa assegurar que 20% das vagas sejam reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A determinação deve ser cumprida dentro de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A Importância da Saúde Mental na Vida Universitária

A vida universitária, muitas vezes glamorizada como um período de descobertas intelectuais e crescimento pessoal, também apresenta desafios significativos para a saúde mental dos estudantes. Este tema, muitas vezes negligenciado, merece uma reflexão profunda e ação imediata por parte das instituições educacionais e da sociedade em geral.

Catarinense conquista medalha na Olimpíada Internacional de Matemática

Jovens estudantes ganham ouro, prata e bronze na IMO em Bath, Inglaterra