back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEducaçãoCorte de verbas na educação gera protestos e paralisação na UFSC

Corte de verbas na educação gera protestos e paralisação na UFSC

A paralisação foi definida durante assembleia estudantil nesta quarta-feira (7) e as unidades já estão bloqueadas desde as 7h desta quinta.
Compartilhar:
Reprodução/Izabela Piazza

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) definiu, nesta quarta-feira (7), que vai paralisar totalmente as atividades na instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A paralisação ocorre nesta quinta (8) e sexta-feira (9), como forma de oposição aos cortes e bloqueios nas instituições de ensino federais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

“O movimento é em defesa de todos os estudantes e pesquisadores que já lidam hoje com a falta de perspectiva de receberem suas bolsas. O DCE entrará em contato com a Reitoria para garantir que a paralisação não prejudique ninguém e nenhuma bolsa seja perdida”, afirmou o DCE Luís Travassos em nota.

A paralisação foi definida durante assembleia estudantil nesta quarta-feira (7) e as unidades já estão bloqueadas desde as 7h desta quinta (8). No momento estudantes fazem atividades de mobilização, confecção de faixas e concentração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Segundo a Coordenadora geral do DCE e estudante de jornalismo, Ísis Leites, não haverá atos de manifestação na Capital. “O que vamos fazer é tentar mobilizar os estudantes para partirciparem das atividades no Campus. Ao longo do dia vamos fazer movimentações nos centros que estão tendo aula, para chamar o pessoal para sair da aula”.

Ainda segundo a coordenadora, na segunda-feira (12) o DCE fará uma assembleia geral com os técnicos administrativos da instituição para deliberar sobre a paralisação e sobre os cortes.

A coordenadora-geral do Sintufsc (Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFSC), Giana Carla Laikovski, afirmou que eles devem se juntar às atividades de mobilização.

“A gente precisa que a gestão da Universidade, além de fazer o seu trabalho junto à Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), nos dê condições para que possamos nos mobilizar. Precisamos de respaldo político da reitoria para que os trabalhadores possam participar”, afirmou a coordenadora em publicação do Sindicato.

A UFSC informou que fará uma reunião emergencial e deve se pronunciar em breve. O APUFSC (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina) também informou que está em reunião.

Com informações do portal SCC10

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Mais de 530 mil alunos retornam às aulas na Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina

Secretaria de Estado da Educação promove formações descentralizadas durante a Semana Pedagógica e aborda uso de IA no ensino

URGENTE: Justiça suspende maior concurso público da educação de SC e motivo surpreende

A Justiça de Santa Catarina ordenou a suspensão imediata do concurso público da educação, após uma solicitação da Defensoria Pública do Estado. A decisão visa assegurar que 20% das vagas sejam reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A determinação deve ser cumprida dentro de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A Importância da Saúde Mental na Vida Universitária

A vida universitária, muitas vezes glamorizada como um período de descobertas intelectuais e crescimento pessoal, também apresenta desafios significativos para a saúde mental dos estudantes. Este tema, muitas vezes negligenciado, merece uma reflexão profunda e ação imediata por parte das instituições educacionais e da sociedade em geral.

Catarinense conquista medalha na Olimpíada Internacional de Matemática

Jovens estudantes ganham ouro, prata e bronze na IMO em Bath, Inglaterra