back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEconomiaPreço de medicamentos subirá até 4,5% a partir deste domingo

Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir deste domingo

A partir deste domingo, dia 31 de março, as empresas farmacêuticas estão autorizadas pelo governo federal a realizar um aumento de até 4,5% nos preços de remédios. A medida, anunciada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), permitirá ajustes nos valores em um prazo de até 15 dias.
Compartilhar:
Imagem Ilustrativa

A partir deste domingo, dia 31 de março, as empresas farmacêuticas estão autorizadas pelo governo federal a realizar um aumento de até 4,5% nos preços de remédios. A medida, anunciada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), permitirá ajustes nos valores em um prazo de até 15 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo o Ministério da Saúde, este reajuste é o menor realizado desde 2020. A determinação do preço máximo dos produtos foi baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses, que atingiu 4,5% entre março de 2023 e fevereiro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A resolução que autoriza o aumento foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira, 28 de março. A CMED destaca que as empresas farmacêuticas devem realizar uma ampla divulgação de seus produtos, por meio de publicações em mídias especializadas de grande circulação.

Para embasar a decisão, a CMED considerou diversos fatores, incluindo a previsão de produtividade da indústria farmacêutica e as variações do custo de importação de insumos e das tarifas públicas. Em ambos os casos, os índices foram equivalentes a zero para o período entre julho de 2023 e junho de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Além disso, as empresas que possuem registro de medicamentos são obrigadas a apresentar um relatório de comercialização à CMED, contendo dados detalhados das vendas e faturamentos.

Confira as alíquotas de ICMS para medicamentos em cada unidade da federação, segundo a CMED:

  • 12% – Medicamentos genéricos em Minas Gerais e São Paulo;
  • 17% – Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal;
  • 18% – Amapá, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte;
  • 19% – Acre, Alagoas, Bahia , Pará, Paraná e Sergipe;
  • 19,5% – Rondônia;
  • 20% – Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, Ceará, Roraima, Tocantins e Paraíba;
  • 20,5% – Pernambuco;
  • 21% – Piauí.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Respeito para a eternidade: Memorial Jardim da Paz é reinaugurado em Tijucas

Memorial Jardim da Paz: 26 anos de tradição e respeito no setor funerário em Tijucas e Bombinhas

Marina do Rio Tijucas recebe permissão para passeios náuticos

A Marina Rio Tijucas recebeu nesta quinta-feira (25) a Certidão de Viabilidade Municipal, permitindo a exploração comercial de atividades náuticas no Rio Tijucas.

Brasil suspende exportações de carne de aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (19) uma revisão na certificação para exportações de carne de frango e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em uma produção avícola comercial no município de Anta Gorda, Rio Grande do Sul. Esta medida impacta diretamente as vendas para 44 países.

Com o Pronampe Mulher, Governo do Estado vai injetar mais de R$ 100 milhões na economia catarinense

Criada pelo Governo do Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e reconhecer sua relevância no cenário econômico estadual, a linha Pronampe Mulher já beneficiou 1.150 empresas.