back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEconomiaPetrobras rompe com paridade internacional de preços de combustíveis

Petrobras rompe com paridade internacional de preços de combustíveis

A nova estratégia da estatal busca maior flexibilidade para estabelecer preços competitivos, desvinculando-se das oscilações do mercado internacional
Compartilhar:
Divulgação/ Internet

Nesta terça-feira (16), a Petrobras comunicou a decisão de encerrar a prática de paridade de preços do petróleo e seus derivados, como gasolina e diesel, com o dólar e o mercado internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Desde 2016, essa norma vinculava os preços destes produtos no mercado doméstico às variações globais, sem a intervenção do governo para assegurar preços mais baixos. Agora, a estatal decidiu extinguir esse mecanismo automático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Conforme o comunicado da empresa, “os ajustes de preços continuarão a ser realizados sem uma definição de periodicidade, evitando o repasse da volatilidade momentânea das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços domésticos”. Anteriormente, a Petrobras utilizava o Preço de Paridade de Importação (PPI), que levava em conta o valor do petróleo no mercado global, além dos custos logísticos, como fretamento de navios, taxas portuárias e uso de dutos internos para transporte.

A nova “estratégia comercial” da Petrobras, segundo o comunicado oficial, será baseada em duas referências de mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi
  • O “custo alternativo do cliente”, que leva em conta as principais opções de suprimento, seja de fornecedores de produtos idênticos ou substitutos.
  • O “valor marginal para a Petrobras”, que é determinado pelo custo de oportunidade, considerando as várias alternativas para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto em questão e/ou do petróleo utilizado no refino.

A nota da Petrobras ressalta que, com essa mudança, a empresa ganha mais flexibilidade para estabelecer preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística, e competindo no mercado brasileiro de combustíveis com outros participantes, como distribuidores e importadores.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Respeito para a eternidade: Memorial Jardim da Paz é reinaugurado em Tijucas

Memorial Jardim da Paz: 26 anos de tradição e respeito no setor funerário em Tijucas e Bombinhas

Marina do Rio Tijucas recebe permissão para passeios náuticos

A Marina Rio Tijucas recebeu nesta quinta-feira (25) a Certidão de Viabilidade Municipal, permitindo a exploração comercial de atividades náuticas no Rio Tijucas.

Brasil suspende exportações de carne de aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (19) uma revisão na certificação para exportações de carne de frango e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em uma produção avícola comercial no município de Anta Gorda, Rio Grande do Sul. Esta medida impacta diretamente as vendas para 44 países.

Com o Pronampe Mulher, Governo do Estado vai injetar mais de R$ 100 milhões na economia catarinense

Criada pelo Governo do Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e reconhecer sua relevância no cenário econômico estadual, a linha Pronampe Mulher já beneficiou 1.150 empresas.