back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEconomiaCRECI/SC alerta para aumento de impostos com a Reforma Tributária

CRECI/SC alerta para aumento de impostos com a Reforma Tributária

Venda e aluguéis de imóveis em Santa Catarina podem sofrer elevação de tributos
Compartilhar:
Reprodução

A eventual aprovação do texto do Grupo de Trabalho da regulamentação da Reforma Tributária para o PLP 68/2024, em votação prevista para esta semana, poderá levar a um aumento de 100% na carga tributária sobre a compra de imóveis e de 34% sobre os aluguéis. O alerta é do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), que articula com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) uma mobilização junto aos deputados federais e senadores para rejeitarem a proposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Atualmente, grande parte das operações de intermediação de imóveis possui uma carga tributária que varia de 6,4% a 8%. O Governo estima que a alíquota do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), ou seja, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) mais a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), será de 26,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O CRECI/SC e o COFECI advertem que, para não haver aumento da carga tributária, o fator redutor no mercado imobiliário para vendas deve ser de 60% e não de 40% como está no substitutivo elaborado pelo Grupo de Trabalho, que impõe uma carga de 15,9% para as operações de alienação de bem imóvel, inclusive decorrente de incorporação imobiliária e de parcelamento de solo e serviços de intermediação de bem imóvel.

Quanto à alíquota para locação, cessão onerosa e arrendamento de bens imóveis, os Conselhos defendem um fator de redução de 80% e não 60%, como está no substitutivo, levando a uma carga de 10,6%. O Grupo de Trabalho do PLP 68/2024 apresentou a proposta de aumento da carga tributária para o setor mesmo após ouvir os diversos segmentos do mercado imobiliário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Caso a Reforma Tributária seja aprovada dessa forma, estará em contradição completa com o preceito constitucional do direito à moradia e com a realização do sonho da casa própria, com prejuízos sociais e econômicos para toda a sociedade”, protestou o presidente do CRECI/SC, Fernando Willrich. “Precisamos da união e força de toda a categoria, enviando aos deputados federais e senadores de Santa Catarina mensagens exigindo um posicionamento contrário ao aumento da carga e pela manutenção da neutralidade tributária para o mercado imobiliário na regulamentação da reforma”, propôs.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Respeito para a eternidade: Memorial Jardim da Paz é reinaugurado em Tijucas

Memorial Jardim da Paz: 26 anos de tradição e respeito no setor funerário em Tijucas e Bombinhas

Marina do Rio Tijucas recebe permissão para passeios náuticos

A Marina Rio Tijucas recebeu nesta quinta-feira (25) a Certidão de Viabilidade Municipal, permitindo a exploração comercial de atividades náuticas no Rio Tijucas.

Brasil suspende exportações de carne de aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (19) uma revisão na certificação para exportações de carne de frango e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em uma produção avícola comercial no município de Anta Gorda, Rio Grande do Sul. Esta medida impacta diretamente as vendas para 44 países.

Com o Pronampe Mulher, Governo do Estado vai injetar mais de R$ 100 milhões na economia catarinense

Criada pelo Governo do Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e reconhecer sua relevância no cenário econômico estadual, a linha Pronampe Mulher já beneficiou 1.150 empresas.