back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioEconomiaBANDEIRA AMARELA: Catarinenses terão aumento na conta de luz

BANDEIRA AMARELA: Catarinenses terão aumento na conta de luz

A partir deste mês de julho, os consumidores de energia elétrica em Santa Catarina devem se preparar para um aumento nas contas de luz. Isso se deve à implementação da bandeira tarifária amarela em todo o país, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida afetará cerca de 3,4 milhões de consumidores no estado.
Compartilhar:
Divulgação

A partir deste mês de julho, os consumidores de energia elétrica em Santa Catarina devem se preparar para um aumento nas contas de luz. Isso se deve à implementação da bandeira tarifária amarela em todo o país, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida afetará cerca de 3,4 milhões de consumidores no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A escolha pela bandeira tarifária amarela reflete condições menos favoráveis para a geração de energia, especialmente devido à previsão de chuvas abaixo da média, ao aumento da demanda por energia e às temperaturas mais elevadas do que o normal para o período de inverno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O sistema de bandeiras tarifárias foi introduzido em 2015 pela Aneel como forma de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. Com a bandeira amarela em vigor, cada 100 kWh consumidos terão um acréscimo de R$ 1,885 na conta de luz. Este valor adicional é repassado integralmente aos geradores de energia, visto que o custo de produção está mais elevado neste período.

A Celesc, responsável pela distribuição de energia em Santa Catarina, atua como intermediadora ao aplicar o adicional nas faturas e repassar o montante aos agentes geradores. A companhia destaca a importância do consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico, além de preservar os recursos naturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Diante desse cenário, os consumidores são orientados a adotar práticas que contribuam para a eficiência energética, como evitar o uso desnecessário de aparelhos elétricos e adotar medidas de economia de energia em suas residências e estabelecimentos comerciais.

Com a bandeira tarifária amarela em vigor, a expectativa é que os consumidores estejam mais conscientes dos custos da energia elétrica e busquem formas de reduzir o consumo.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Respeito para a eternidade: Memorial Jardim da Paz é reinaugurado em Tijucas

Memorial Jardim da Paz: 26 anos de tradição e respeito no setor funerário em Tijucas e Bombinhas

Marina do Rio Tijucas recebe permissão para passeios náuticos

A Marina Rio Tijucas recebeu nesta quinta-feira (25) a Certidão de Viabilidade Municipal, permitindo a exploração comercial de atividades náuticas no Rio Tijucas.

Brasil suspende exportações de carne de aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (19) uma revisão na certificação para exportações de carne de frango e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em uma produção avícola comercial no município de Anta Gorda, Rio Grande do Sul. Esta medida impacta diretamente as vendas para 44 países.

Com o Pronampe Mulher, Governo do Estado vai injetar mais de R$ 100 milhões na economia catarinense

Criada pelo Governo do Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer micro e pequenas empresas lideradas por mulheres e reconhecer sua relevância no cenário econômico estadual, a linha Pronampe Mulher já beneficiou 1.150 empresas.