back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioCulturaGovernador e pescadores capturam 10 mil tainhas, em Florianópolis

Governador e pescadores capturam 10 mil tainhas, em Florianópolis

O governador Jorginho Mello esteve com pescadores da praia da Barra da Lagoa, na manhã desta quarta-feira, 22, em Florianópolis, para acompanhar um lanço para a captura de tainhas.
Compartilhar:
Foto: Roberto Zacarias/Secom - redes sociais

O governador Jorginho Mello esteve com pescadores da praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 22, em Florianópolis, para acompanhar um lanço para a captura de tainhas. A rede de pesca foi lançada ao mar por volta das 7h30 da manhã e após três horas foi trazida para a areia com aproximadamente 10 mil tainhas, segundo as estimativas dos pescadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Conforme a tradição, o peixe é dividido entre os pescadores que integram o rancho que realizou o lanço. Quem ajudou a puxar a rede também ganhou uma tainha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

“Tive sorte hoje e fui pé quente com essas milhares de tainhas que foram pescadas. Eu criei a Secretaria da Pesca e Aquicultura para fomentar e ajudar o nosso pescador. Estamos aqui participando desse momento para prestigiar essas pessoas que vivem da pesca e tiram seu sustento do mar”, destacou o governador Jorginho Mello.

A mobilização, no Rancho do Saragaço, envolveu cerca de 20 pescadores e também contou com a presença de outras autoridades como o secretário da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolam Frigo e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A pesca de arrasto de praia é uma tradição de Santa Catarina e mobiliza todos os anos centenas de pescadores em todo o litoral. Eles ficam abrigados em ranchos de pesca na beira da praia esperando a época das tainhas para jogar a rede no mar. A tradição é passada de geração para geração e e faz parte da origem açoriana.

“Desde que criou a Secretaria da Aquicultura e Pesca (SAQ), o governador Jorginho Mello tem nos apoiando muito, apoiado o pescador. Já tivemos conquistas importantes como reverter a proibição do cerco traineira que conseguimos para esse ano, aumentamos um pouco a cota do emalhe anilhado e continuamos firmes apoiando o pescador”, reforçou o secretário Tiago Bolan Frigo.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Surreal Park Orgulhosamente apresenta seu Arraial Surreal em 21 de Julho

O evento diurno para todas as idades com atividades para famílias, amigos e pets

Professor de Muay Thai que estuprava aluna em Canelinha responderá em liberdade

O Poder Judiciário de Tijucas sentenciou um instrutor de artes marciais por crimes gravíssimos de estupro de vulnerável.

Confira os nomes dos selecionados do Santa Catarina Canta

As audições ao vivo começam neste sábado (6), pela região Oeste de Santa Catarina e são abertas ao público

Pescador perde perna em grave acidente, vence a dificuldade e mantém tradição de família

Neste dia 29 de junho, em que se comemora o Dia do Pescador, vamos conhecer a história inspiradora de João Plácido Vieira Jr., um verdadeiro guerreiro do mar. Aos 31 anos, João reside no bairro Santa Lídia, em Penha, no Litoral Norte Catarinense, e se destaca por sua determinação e amor à pesca, mesmo enfrentando grandes desafios.