back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioCultura“Boto Pescador” ajuda na Pesca da Tainha em praias de Laguna, em SC

“Boto Pescador” ajuda na Pesca da Tainha em praias de Laguna, em SC

A pesca da Tainha começou oficialmente em Santa Catarina no início de maio. No Sul do Estado, em Laguna, os pescadores têm uma ajuda especial na pesca dos peixes, os botos.
Compartilhar:
Divulgação

A pesca da Tainha começou oficialmente em Santa Catarina no início de maio. No Sul do Estado, em Laguna, os pescadores têm uma ajuda especial na pesca dos peixes, os botos. A cidade é a Capital Nacional dos Botos pescadores e, recentemente, a Pesca com auxílio dos Botos recebeu certificado de registro de patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

“Os peixes vêm costeando as pedras e os botos observam o cardume no meio do cardume. Quando os peixes saem das pedras, os botos pulam e fazem o cerco em direção aos pescadores, que jogam a tarrafa”, explica Mauro Candemil, ex-prefeito de Laguna, por meio de suas redes sociais. Os botos se alimentam dos peixes e, assim, botos e pescadores são beneficiados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Para manter este ecossistema, é necessário proteger os botos. Em 2018, foi sancionada em Laguna a Lei Nº 033/18, que regulamenta a proteção da população de Tursiops Truncatus (Boto Pescador), através da proibição de tipos de artes de pesca consideradas nocivas à espécie. Diversos projetos na cidade também são desenvolvidos para proteger a espécie.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Surreal Park Orgulhosamente apresenta seu Arraial Surreal em 21 de Julho

O evento diurno para todas as idades com atividades para famílias, amigos e pets

Professor de Muay Thai que estuprava aluna em Canelinha responderá em liberdade

O Poder Judiciário de Tijucas sentenciou um instrutor de artes marciais por crimes gravíssimos de estupro de vulnerável.

Confira os nomes dos selecionados do Santa Catarina Canta

As audições ao vivo começam neste sábado (6), pela região Oeste de Santa Catarina e são abertas ao público

Pescador perde perna em grave acidente, vence a dificuldade e mantém tradição de família

Neste dia 29 de junho, em que se comemora o Dia do Pescador, vamos conhecer a história inspiradora de João Plácido Vieira Jr., um verdadeiro guerreiro do mar. Aos 31 anos, João reside no bairro Santa Lídia, em Penha, no Litoral Norte Catarinense, e se destaca por sua determinação e amor à pesca, mesmo enfrentando grandes desafios.