Vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) apontando que seu adversário, Lula (PT), obteve índices maiores de votação para as eleições presidenciais em presídios.
Dentre os presídios citados está Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que, segundo o presidente, 90% dos votos foram a favor de Lula. Ele também citou Urso Branco, em Rondônia (sem dados divulgados) e no estado da Paraíba, local que teve 90,3% da votação destinada ao ex-presidente.
Na disputa para presidente em Jaraguá do Sul, Lula recebeu 11 votos, Bolsonaro sete e Simone Tebet (MDB) um.
Já na Paraíba, as sessões eleitorais destinadas para esse público foram instaladas na Penitenciária Padrão Masculina de Campina Grande (26 eleitores), na Penitenciária Padrão de Santa Rita (31 eleitores), no Centro Educacional do Jovem – CEJ (36 eleitores), em João Pessoa, e na Cadeia Pública de Coremas (22 eleitores).
Lula ficou em primeiro, com 84 votos, já o candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou em segundo lugar, com apenas 6 votos e 6,49% da votação nesse grupo do eleitorado. Também receberam votos dessa população carcerária os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), com 1 voto cada.
PRESOS VOTAM?
O direito de presos provisórios votarem é assegurado na Constituição de 1988 que também alcança jovens que cumprem medidas socioeducativas, as informações sobre a votação são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já os presos condenados por sentença criminal transitada em julgado (sem possibilidade de recurso) ficam com os direitos políticos suspensos e não têm direito a votar enquanto durarem os efeitos da condenação.
Por: Alexsandro Simas