Após três adiamentos devido a problemas administrativos, o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Tijucas finalmente será retomado neste final de semana. Entretanto, uma decisão de última hora deixou os ânimos ainda mais acirrados: a Sociedade Desportiva e Cultural Itatiaia foi excluída da competição.
A decisão foi tomada na terça-feira (25), em uma reunião da Comissão Disciplinar do campeonato. Mais cedo, representantes dos clubes semifinalistas se reuniram com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Ezequiel de Amorim, e uma advogada do setor jurídico da prefeitura.
A exclusão do Itatiaia ocorreu após o clube recorrer à Justiça comum para anular a suspensão de dois atletas, que foram punidos por supostamente participarem de outro campeonato. Conforme o regulamento do torneio, qualquer clube que recorre ao Poder Judiciário, por qualquer motivo, está automaticamente eliminado da competição.
Ezequiel de Amorim, superintendente da FME de Tijucas, explicou: “O regulamento era claro. Vamos fazer uma revisão do regulamento, ver o que podemos fazer. Mas, queremos a bola rolando. Os tijucanos querem, os times querem, os jogadores querem”.
Com a exclusão do Itatiaia, o Cervejão Futebol Clube avança para a final, apesar de ter sido derrotado na partida de ida por 4 a 0. A partida de volta, que estava programada para sábado no bairro Oliveira, foi cancelada.
O segundo finalista do 31º Campeonato Municipal de Futebol Amador de Tijucas será definido no confronto entre União Esporte Clube e Associação AV 13 Esporte Clube. O jogo será realizado no Estádio Cornélio Martins, no Porto da Itinga, no próximo domingo.