A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou, nesta sexta-feira (30), que a bandeira tarifária segue verde e não terá taxa adicional para a conta de luz durante o mês de outubro.
Desta forma, segundo a companhia, as condições de geração de energia no Brasil estão boas, sem a necessidade de acionar usinas que geram energia mais cara.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que a Agência vem constantemente aprimorando o mecanismo de bandeiras tarifárias para que os consumidores tenham cada vez mais conhecimento sobre as condições de operação do sistema interligado nacional e sinais de preços corretos, no momento certo, para que possam tomar as melhores decisões de consumo.
“A bandeira verde para o mês de outubro implica em custo adicional zero para os consumidores e reflete um nível satisfatório de nossos reservatórios, no momento em que nos aproximamos do fim do período seco”, explicou.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso da energia elétrica, especialmente quando as condições de geração não são favoráveis.
As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Antes, ele não sabia que a energia ia ficar mais cara no mês, pois só descobria depois, na fatura. Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de energia.