Desde o fim de semana, cidades litorâneas de Santa Catarina enfrentam enchentes e deslizamentos com a chuva persistente que afeta a região. A Defesa Civil alerta que o volume de chuva deve aumentar nesta quarta-feira (6), ampliando os riscos principalmente para as áreas da Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Em São Pedro de Alcântara, choveu mais nos últimos três dias do que o previsto para todo o mês de novembro, fazendo com que o Rio Maruim ultrapassasse o nível normal, inundando partes da cidade e gerando mais preocupação entre os moradores. No município de Santo Amaro da Imperatriz, cerca de 70 famílias do bairro Sul do Rio ficaram isoladas após o transbordamento do Rio Cubarão, bloqueando o único acesso de veículos.
Além de enchentes, quedas de árvores e muros foram relatadas em algumas áreas. A chegada de uma frente fria traz ainda a possibilidade de temporais mais intensos, segundo a Defesa Civil, que alerta para ventos fortes, raios e até mesmo granizo.
Com o solo saturado, a Grande Florianópolis segue em estado de atenção, pois o risco de novos deslizamentos aumenta, colocando a população em alerta.