No último sábado (2), uma ação conjunta entre as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (FICCO/SC) e do Rio Grande do Sul (FICCO/RS) resultou na apreensão de 150 kg de maconha e na prisão de um suspeito na BR-101, em Tijucas, Santa Catarina. A operação reforça a cooperação entre os estados no combate ao tráfico de drogas na região sul.
O suspeito preso, um motorista de aplicativo de 54 anos, residente no bairro Ingleses, em Florianópolis, foi abordado enquanto transportava a droga. Segundo informações repassadas pelo próprio detido, a carga de maconha teria sido adquirida na região de Curitiba, com destino final nos morros da capital catarinense, Florianópolis.
As forças de segurança destacaram que essa apreensão representa um golpe relevante no combate ao tráfico de entorpecentes na Grande Florianópolis, reforçando o compromisso de garantir a segurança e bem-estar da comunidade local. Com a apreensão, a expectativa é de desarticular, ao menos temporariamente, a distribuição de drogas que afeta a região.
A FICCO/SC, que reúne diversas forças de segurança como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Penal de Santa Catarina, atua em operações conjuntas para enfrentar o crime organizado. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos na rede de tráfico e fortalecer a rede de cooperação entre as forças estaduais, visando aprimorar a eficácia no combate ao crime na região.