O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou nesta quarta-feira (11) que o governo está considerando a possibilidade de reimplantar o horário de verão no Brasil, em meio à preocupação com o cenário de estiagem e a necessidade de medidas para economizar energia.
Silveira explicou que o retorno do horário de verão está sendo analisado como uma possível solução para a modicidade tarifária e a segurança no setor energético. “Quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho para a redução de custos e a segurança do setor, é importante que seja avaliada”, destacou o ministro.
No entanto, Silveira deixou claro que, até o momento, não há uma decisão definitiva sobre a volta da medida, suspensa desde 2019. O governo está debatendo a questão em diversos âmbitos, e outros fatores, além da economia de energia, também estão sendo levados em consideração.
Entre os pontos analisados, o ministro destacou que o horário de verão pode trazer impactos positivos para a economia em setores como turismo, bares e restaurantes, que tendem a ser beneficiados com o maior tempo de luz solar. “Não é só a questão energética. O horário de verão impulsiona a economia cotidiana e de setores como turismo e gastronomia”, explicou.