Santa Catarina enfrenta uma mudança brusca no tempo nesta sexta-feira (23) com a chegada de uma frente fria, que promete trazer instabilidade e quedas bruscas de temperatura. As mínimas podem ficar abaixo de 10°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 25°C. No fim de semana, há previsão de neve.
Durante a manhã, o Oeste do Estado e as regiões próximas ao Rio Grande do Sul estarão sob maior influência da chuva e dos temporais.
Já na parte da tarde, essas condições se estenderão para o Vale do Itajaí, Litoral e Norte catarinense. O risco de transtornos relacionados a essas condições climáticas varia de baixo a moderado.
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar deve ingressar no Estado, provocando uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas. Esse resfriamento eleva o risco para agravamento de problemas cardiorrespiratórios, especialmente em pessoas mais vulneráveis. Além disso, o mar ficará mais agitado, com previsão de ondas atingindo até dois metros de altura ao longo do litoral.
No sábado (24), a frente fria ainda pode causar precipitações na região Norte, especialmente na divisa com o Paraná, embora o risco de ocorrências seja baixo. No restante de Santa Catarina, o tempo tende a se estabilizar com a entrada da massa de ar polar. As temperaturas no amanhecer deverão variar entre 6°C e 15°C, com pouca elevação ao longo do dia devido à nebulosidade.
Há previsão de neve na Serra catarinense entre a noite de sábado (24) e a madrugada de domingo (25), conforme a massa de ar polar se intensifica e encontra umidade suficiente na região.
O fenômeno deve ocorrer nas áreas mais altas de municípios como Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim, locais já conhecidos pelas baixas temperaturas e onde a neve é quase um evento anual.
O frio intenso deve persistir ao longo do domingo (25) e da segunda-feira (26), com o sol aparecendo entre nuvens. Em áreas mais elevadas, como os planaltos, as mínimas podem se aproximar de 0°C.