Uma operação conjunta das forças de segurança do estado de Santa Catarina resultou na prisão de quatro pessoas e na condução de dois adolescentes, todos envolvidos em uma série de crimes ocorridos na quarta-feira (14) no Norte de Florianópolis. A ação, que envolveu a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DIC/DECRIM), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica, teve como foco principal os recentes incêndios criminosos e a montagem de barricadas na região.
Os crimes investigados incluem incêndio, tráfico de drogas, corrupção de menores e associação criminosa. A operação foi desencadeada após a Polícia Militar receber informações sobre um veículo que estaria transportando drogas. Ao identificar o carro suspeito, a PM tentou realizar uma abordagem, mas os ocupantes reagiram disparando contra os policiais e fugiram do local. Durante as buscas subsequentes, a primeira pessoa detida foi uma mulher que estava próxima ao veículo abandonado. Outros dois indivíduos foram presos por estarem envolvidos no incêndio de um ônibus, e mais três pessoas, entre elas dois menores, foram detidas por participarem da construção de barricadas.
Durante a operação, além das prisões, as forças de segurança apreenderam aproximadamente 3,5 kg de maconha e porções de cocaína. A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM) continua as investigações para esclarecer todos os detalhes dos crimes.
A Polícia Científica, acionada para os locais onde os crimes ocorreram, realizou exames periciais em duas áreas distintas: uma onde um ônibus foi incendiado e outra onde uma barricada foi erguida e também incendiada. As equipes da PCI realizaram o levantamento fotográfico, a análise dos locais e a coleta de vestígios, que serão analisados em laboratório para fornecer mais detalhes sobre a dinâmica dos atentados. Os laudos periciais serão entregues às autoridades para subsidiar as investigações em andamento.
As forças de segurança reafirmam seu compromisso com a população de Florianópolis, garantindo que ações criminosas dessa natureza serão prontamente reprimidas, e os responsáveis, devidamente punidos.