Neste sábado (1º), foi definido, através de sorteio, que uma seção da 31ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios da região, realizará o teste de autenticidade de urna eletrônica. O teste de autenticidade será realizado neste domingo (2), na seção sorteada de nº 229, que funcionará na Escola Básica Municipal Nair Rebelo dos Santos, em Porto Belo.
O Teste de Autenticidade é realizado na seção eleitoral sorteada e visa confirmar que o sistema instalado na urna é o sistema oficial produzido pelo TSE e que seu código-fonte não foi modificado desde a sua assinatura na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais (vídeo da cerimônia), ocorrida há 30 dias do pleito.
É importante ressaltar que os códigos-fonte dos sistemas eleitorais foram abertos e disponibilizados para inspeção às entidades fiscalizadoras e partidos políticos durante o período de um ano (início da inspeção em 2 de outubro de 2021).
ENTENDA O MOTIVO
O sorteio é feito a partir da Resolução TSE n. 23.673/21:
Art. 76. A juíza ou o juiz cuja zona eleitoral realizará Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, tão logo receba a comunicação de que trata o inciso II do art. 75 desta Resolução:
I – convocará os partidos políticos e os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público, e dará publicidade às demais entidades fiscalizadoras sobre a necessidade de comparecimento ao local de votação com pelo menos 1 (uma) hora antes do início da votação, de modo a acompanhar a auditoria da urna eletrônica na seção eleitoral sorteada;